domingo, 9 de dezembro de 2012

Projeto Volta Atlantico - etapa 4d - +Grenadines e Trinidad

Fizemos esta etapa com a espectativa de estarmos indo para um dos melhores points do Caribe.

Numa motorada de 7 milhas apenas, chegamos a Tobago Cays.

Um compléxo de pequenas ilhas e recifes, onde sempre, muitos barcos estão disputando as vagas de ancoragem.

Tivemos sorte e conseguimos um poita abrigada no revés de uma pequena ilha. Aqui se paga uma taxa de meio-ambiente, tipo o nosso ICM-Bio no Brasil, de EC$10,00 por tripulante/dia, que corresponde a R$8,00.

Logo fomos cercados por vendedores ambulantes, digo navegantes, de quem compramos baguete francês, bolo de banana, cigarro e uma camiseta com a mensagem: Navegue mais e Trabalhe menos.

Caímos logo n´água. Cristalina a ponto de vermos o fundo a 7 metros de profundidade e numa temperatura muito agradável.

Os deslocamentos para os pontos de mergulho são feitos com o dingue.

Optamos por mergulhar na ponta de nossa ilha em frente, numa pequena praia com um banco de recifes de profundidade variando entre 1 a 5 metros. Ali vimos um enorme cardumes de pequenos peixes com seus predadores atacando, tartarugas, uma arraia de uns 80 cm de diâmetro, que nos seguia, se mantendo sempre embaixo de nós e muito próxima - chegou a assustar, devido a seu enorme esporão sobre a cauda - e muitas e grandes estrelas do mar.

Depois do almoço, uma boa sesta para recuperar do mergulho, e voltamos até a pequena ilha para fazer umas fotos.

Fiquei maravilhado de como, numa ilha de menos de 200 metros de comprimento, se encontra tantas espécies e beleza.

Do alto da ilha podia ver meus amigos, que ficaram mergulhando.

Voltamos para o barco e curtimos o por do sol, por trás da ilha Mayreau.
Foi um dia muito gratificante. Daqueles que nos lavam a alma.

Pela manhã, da nossa janela, o dia se anunciava igual.

Decidimos seguir para Mayreau, e chegamos numa enseada muito abrigada...

e com água também muito limpa. Saltwhistle Bay.
Novamente apareceu o cobrador da taxa. Agora EC$40,00, mas ficamos numa poita bem próxima da praia...

para onde fomos. Parece de cinema.

Passamos o dia tomando banho, cerveja,...

cuidando do Firulete em frente,...

trepando em coqueiro.
Mais um dia no paraíso.

No dia seguinte, partimos.

Pensamos em subir para Canouan, a próxima ilha para o norte e muito próxima, mas decidimos rumar para o sul, iniciando o caminho de volta para Trinidad, onde o Betinho e o Guego tomam o voô para casa.

Fomos direto para Clifton, capital da Union Island, para darmos a saída do país. Descemos em terra numa pequena praia onde depositavam as conchas do molusco mais comum no Caribe, o Lamb-Lamb, que é bem saboroso.

Fomos num restaurante que expõe as lagostas num viveiro e comemos um pizza de lagosta,...

de frente para o mar.

No dia seguinte saímos cedo, passamos por fora ( a leste) de Grenada e ...

numa velejada preguiçosa, conhecemos seu lado a barlavento.

No fim do dia, já sem vento, decidimos entrar em uma pequena enseada, no sul de Grenada,...

e pernoitamos defronte a Grenada Marine.

Como não queríamos chegar em Trinidad a noite, saímos as 3:00 da madruga. Vimos um belo nascente, ...

velejamos de popa, enquando havia vento, ...

fisgamos uma barracuda que daria certinho para nossa refeição, mas ninguém estava a fim de peixe.

O vento foi morrendo lentamente. Passamos já a motor por uma plataforma de petróleo (de Trinidad-Tobago ou Venezuela, não sabemos) e só as 20:00 horas é que entrávamos pela Bocas del Dragon. Nos dirigimos para Chaguaramas, onde ancoramos defronte uma verdadeira floresta de mastros.

Fomos cedo para terra ...

e fizemos o desjejum numa padaria de 1º mundo.

Após, fomos fazer as formalidades da imigração. Estávamos loucos para cair naquele mundo náutico.

Circulando entre barcos e ...

pelicanos desajeitados ...

encontramos o Plancton. Barco que fêz história, com os 4 livros do Geraldo Link, e que hoje é do nosso Iate Clube Veleiros da Ilha - Floripa - e pertence ...

ao "manezinho da ilha" Rogério Davila, que subiu para o Caribe em 2011.

Continuamos caminhando e fomos encontrando mais brasileiros. O Marcelo de B.H., e a família do catamarã Delphis, que já havíamos encontrado em St. George.

Nas tres marinas de Chaguaramas, todas lado a lado, devem estar mais de 200 veleiros. Quase todos em manutenção ou a espera de seu donos. Aqui não passam ciclones a infraestrutura de manutenção é a mais acessível do Caribe. Existem barcos de todos os tipos, idades e tamanhos. Alguns modernos, como este com o casco todo em inox e que se dá ao luxo de acrescentar 3 pés na popa, até ...

os elegantes veleiros dos anos 50/60.

Encontramos até o Compañera, barco do Alasca, com um casal que encontramos em Natal e depois nas Islas du Salut (Guiana Francesa).

Para encerrar um dia duro de trabalho, fomos curtir cerveja com por do sol.

No dia seguinte, mudamos a prosa. Fomos para o centro de Port of Spain, capital de Trinidad-Tobago e a 30 minutos de Chaguaramas.

Uma cidade com a arquitetura dos colonizadores ingleses. Muito limpa e organizada.

Com alguns prédios bem modernos, como este ...

que é a Bolsa de Valores, guarnecida por dois leões dourados que os meus amigos corajosamente tocaram.

Dali fomos para um moderno shoping ...

com um bela arquitetura, ...

e um interior muito elegante.

No fim da tarde voltamos para a marina e fomos fazer uma visita ao Rogério, pois o Guego queria conhecer o Plancton por dentro.

No dia seguinte fomos conhecer a outra marina onde o Delphis vai subir quando o Marco e família forem para o Brasil.

No descanso do almoço o Rogério nos convidou para dar uma volta no Plancton, pois ele precisava testar a nova hélice...

e lá fomos nós.

Passamos ao lado do Firulete, na poita, ...

e por alguns barcos de pesca, muito pobres, cheio de jovens, com cara de indonesos, que ficaram nos fotografando.

A noite, tivemos um happy-hour a bordo do Delphis, com caponata de beringela e pão fresco feito pela Cris, que estava uma delícia...

e seus filhos são muito simpáticos e bem educados.

No dia seguinte, fomos para as lojas náuticas, fizemos o deembarque oficial na imigração, dos meus dois tripulantes, e a noite galeto de despedida, onde o Betinho mostrou que é bom de grelha.

A noitada foi longa.

No dia seguinte, meus amigos vieram para terra com "mala e cuia".

Tomamos a saideira.

Almocei de graça, pois os dois quiseram me fazer um agrado, ...

com entrada de camarão no molho de pimenta.

Depois os dois embarcaram no taxi pré-agendado e partiram para o aeroporto.
Foram 41 dias de convivência, com muitas experiências inesquecíveis. Meus amigos são muito divertidos e de bom astral e só tivemos bons ventos e mar.
Agora permaneço em Trinidad por mais duas semanas, quando chegam Renise (minha mulher) e Jerônimo (meu filho), para natal, reveion e um janeiro que também, espero, sejam inesquecíveis, percorrendo todas as ilhas caribenhas de leste.