sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Projeto Volta Atlântico - etapa 3A - Pré-Refeno

Estamos a uma semana da Refeno. Até agora tudo esteve calmo por aqui, mas a partir de agora começa um agito que vai num crescente, até virar adrenalina de regata.

Chegam barcos todos os dias. O abrigo do Cabanga começa a ficar congestionado.

Observem a quantidade de mastros. O que diferencia de 2010, quando passamos por isto, é que os barcos ficam cada vez maiores e aumentou muito o número de catamarans (barcos com 2 cascos).

Alguns dos barcos que chegam vão seguir para o Caribe, como nós. O Cirandeiro, um Benetou de 50 pés...

O Rapa-NNu, um barco todo em alumínio. Seu proprietário planejava ir para o Caribe com seus três filhos, mas faleceu em um acidente. Os tres filhos decidiram realizar o sonho do pai, e vão, sozinhos.

O Entre Polos, do Gigante, que já navegou milhares de milhas e realizou uma viagem semelhante a que estamos empreendendo. É de Guaíba-RS. www.veleiroentrepolos.blogspot.com.

Este, que parece um clássico dos anos 60, na verdade foi construído nos anos 90. É todo em madeira e pesa 40 toneladas, ...

contrasta com o moderno Mussulo I. Um Bavária (Alemanha) Cruisser de 55 pés. É o maior dos que já chegaram.

Os barcos novos tem um desenho que acompanha a tendência atual de "limpeza", simplicidade, efeciência e linhas retas. São muito elegantes.

No meio dessas máquinas, o Firulete parece acanhado, mas na verdade ele sabe da sua capacidade, e eu, quanto mais o navego, mais confiante fico.

O Bearship e o The Phanton of de Ópera, são dos poucos nanicos que disputam conosco.

A Refeno entra na sua semana festiva. O Cabanga está engalanado e costuma dar um show de organização. Este é o almoço que dá início a agenda festiva. Tanto barco e tanto marinheiro juntos rende assunto que não tem fim.

Mas dei um tempo de tudo. Aluguei um carro e fui para o litoral sul. Praia de Calhetas...

Com a minha amada que veio me visitar. Foram 70 dias longe dela...

e as saudades são grandes. Seguimos para...

Porto de Galinhas, e fomos parar...

numa pousadinha muito charmosa, com um...

jardim pequeno, mas exuberante...

com piscina e tudo. Passamos dois dias de mordomia.

Só curtindo mar, ...

praia, ...

e gastronomia.

Voltamos para o Firulete e no amanhecer do dia 11 de outubro, me chamaram no Odin´s, cantaram "parabéns a você", numa mistura portunhol. Hoje completo 59.

Evoy (meu irmão) e Samara (cunhada) chegaram nesta madrugada e reforçam a tripulação do Firulete para a Refeno.

O Cabanga está engalanado para a festa maior que será um jantar a noite.

Eu e Renise fomos aproveitar um pouco mais. Fomos no Recife Antigo...

e em Olinda...

onde no mirante do Alto da Sé, se vê todo o canal do porto e a boca de saída para o mar aberto. Que me aguarde!

Na volta, passamos pela Faculdade de Olinda. Referência da Renise como bom curso de Direito.

A noite, a festa do Cabanga reuniu toda tripulação dos quase 100 veleiros. Foi a minha maior festa de aniversário...

com os Beatles tocando seus anos 60. Tudo a ver com minha geração.
Eu e Renise caímos na dança, ressuscitando nossa performance no rock in roll. Só o fôlego é que já não é o mesmo.
E assim encerramos esta etapa. Renise volta para casa e nós nos preparamos para a largada.