domingo, 1 de agosto de 2010

Rumo à Vitória


Encerrando a estada de Búzios, em grande estilo.

As 15 horas, os 63 veleiros aquecem a turbinas para as 190 milhas náuticas. Previsão de 2 noites e um dia de navegação. Começamos com um vento empopado de sudoeste, de 10 a 12 nós. Saímos numa "asa de pombo", esnobando competência.
O dia seguinte foi de calmaria. Céu azul, mar de azeite. Foram 25 horas de motor, mas com direito a show de baleias Jubarte, que saltavam e giravam no ar. Passamos ao lado de um filhote de baleia, morto e com marcas de rede.

Nossas tentativas de fotografar as baleias, foram frustradas. Elas sempre apareciam onde não se esperava. Quando conseguíamos fotografar, o resultado era fora de foco. Pena.
Finalmente o vento reaparece, e a partir daí velejamos numa noite perfeita. Vento constante, lua cheia, o céu um tapete de estrelas, e mar liso. Era até uma pena, entregar o turno e ir dormir.
Ao amanhecer, como de praxe, garantimos o almoço. Uma Cavala de aproximadamente 4 kg, que virou sashimi de aperitivo e uma saborosa moqueca para os 5.

Depois de 39 horas de navegação, as 6:00 da manhã, chegamos em Vitória.
Ancoramos, tomamos um banho quente, e voltamos para o barco, dormir e colocar o sono em dia; satisfeitos e realizados pela Vitória alcançada.
Norberto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário