Partimos para um dos points mais esperados. Arquipélago de Abrolhos (abre os olhos), um alerta aos navegadores, pelas armadilhas das formações de corais, que quase afloram.
Bem, mais isto eram nos velhos tempos dos descobrimentos. Hoje desfrutamos do gps-map, que posiciona o barco, sobre a carta náutica, com todos os obstáculos e alertas devidamente posicionados.
Saímos as 5:00 da manhã, de Vitória, para uma navegada de 190 milhas, numa previsão de 38 horas de duração. A recomendação era chegar com a luz do dia, para evitar maiores riscos.
O momento era de calmaria, e observávamos as inúmeras baleias Jubarte que se exibiam em saltos ornamentais, típico das disputas de acasalamento.
... surgiram, uma 2 metros a bombordo, duas 5 metros a boreste, e uma quarta emergiu, cruzando a nossa proa.
Íamos a uns 3 nós, só no motor.
A proa do barco se ergueu e sentimos um calafrio.
Um barco de 5 toneladas, batendo num animal de 10 toneladas, por menor que seja a velocidade, pode causar avarias. Ficamos por um bom tempo, procurando e imaginando possíveis abalos e vazamentos no casco.
Mas foi só o susto. Mais uma vez, o Firulete provou sua capacidade.
Espero que a baleia, também não tenha sofrido maiores consequências.
A partir dali, o guego foi tocando um sininho, que ajuda a alertar as baleias, que estão a cada ano mais confiantes, já que não sofrem mais nenhuma agressão do homem.
As ilhas de Abrolhos aparecem na proa.
Ancorados, só deu tempo de uma foto do por do sol, e um mergulho refrescante em águas límpidas.
O cansaço era grande, mas o dia seguinte prometia.
Até!
Norberto.
Está muito legal acompanhar o blog.. Imagino como deve estar presenciando isso ao vivo e a cores.. e que cores! Lindas fotos! Bjo e continuem postando!
ResponderExcluirIZA
Estou amando acompanhar a viajem pelo blog, entro diariamente para ver se tem novidades. Gostaria de mais fotos do mais lindo, para matar as saudades. Um abrço a todos. Renise.
ResponderExcluirviagem e viajem, no comentario anterior entendam nos dois sentidos. abraços. Renise
ResponderExcluirPuxa Vida isso é q é seqüência de fotos do firulete, q céu, q mar,ufa é de tirar o fôlego, as baleias então... Então Abrolhos para curtir a NATUREZA.
ResponderExcluirBJS.
Míria
É maravilhoso acompanhar a viagem de vcs, cada foto transmite um pouco da mágia que deve estar sendo, a saudade é grande e amo ver as fotos dos lugares por onde vcs passam, mas sempre fica uma vontade de ver fotos de vcs, principalmente do meu pai é claro (augustinho, hoje entrei bem cedinho pra ver se tem algo novo pra matar um pouco da saudades, afinal hoje é dia dos pais e é impossível não pensar nesse meu superpai!!!!
ResponderExcluirUm forte abraço a todos os pais a bordo e um bem especial ao meu pai que amo muito.... Augustinho.
Bjs
Renata Dandalo
Estou acompanhando diariamente o blog...
ResponderExcluirNesta última perna as fotos estão lindas! A foto do Firulete, firulando de través ficou show!
A companhia das baleias deve ter sido maravilhosa...
Conversando o Ge e eu sobre quando tínhamos férias em julho : )
Estamos contente por vocês conseguirem desfrutar deste tempo para travessia.
Abrolhos com o rumo e aproveitem!
Feliz dia dos pais para tripulação e bons ventos sempre, Eduardo.
Adorei as fotos,uma viajem inesquecível, mas vcs merecem, p/ aliviar o stress. Aos PAPAIS,Parabéns!1 Bjão pro Norba,César,Rodrigo e dmais tripulantes.Tenho rezado p/ vcs.Estejam c/ Deus e Boa Viajem.
ResponderExcluirNa próxima eu vou junto.
ARACY
Que espetáculo da natureza vocês tem o privilégio de apreciar...meses ao som dos pássaros, no embalo do mar, banhados pela lua e as estrelas...Desfrutando do melhor:natureza, boas companhias, tranquilidade,paz...
ResponderExcluirAproveitem por todos que permanecem na correria do dia-a-dia e pouco tempo tem, ou reservam, para observar e admirar as belas coisas da vida!!!
UM grande beijo e um abraço bem apertado no Rodrigo,e um abraço aos demais tripulantes!!!
Sigam a viagem protegidos por Deus!!!
Bom dia Noberto,dizer o que tudo muito bonito a todos uma boa viagem, curtam bastante.
ResponderExcluirVolney - IMBRALIT.
Quero ver a vó ARACY ir na próxima.. Ouvi dizer que vai ser para a Patagônia..
ResponderExcluir