Enfim, nosso trecho mais esperado!
Hoje é o dia da largada da regata Recife/Fernando de Noronha.
Acordamos as 04:00 da manhã e 30 minutos depois já estávamos deixando o Iate Clube Cab anga, pois (como já sabem) precisávamos da maré cheia para sair.
Por aqui, nesta hora já é claro, pela diferença da longitude, sem alteração no fuso horário.
Seguimos o longo canal dragado, até o porto, em fila indiana, juntamente com outros inúmeros barcos.
O sol já começa a dar o ar da graça...
...e as cores se tranformam rapidamente.
No caminho, precisamos fazer um reboque no Rekantu's, barco de aço do nosso amigo Nilson, de
Porto Alegre...
Era o rotor da bomba de água salgada.
Uma peça de reposição que todos carregamos.
Resolvido!
Voltamos a dormir, pois a largada da regata será só as 15:00 horas, e precisaremos estar muito inteiros para enfrentar as 300 milhas (500 km aproximadamente), que deverão levar 3 dias e 3 noites de navegação.
Refeitos do sono, o César, o Evoy e o Rodrigo mergulharam para fazer uma faxina no casco do Firulete, para remover algas e cracas, e assim melhorar seu deslize na água.
Nem o bote escapou da faxina.Voltamos a dormir, pois a largada da regata será só as 15:00 horas, e precisaremos estar muito inteiros para enfrentar as 300 milhas (500 km aproximadamente), que deverão levar 3 dias e 3 noites de navegação.
Refeitos do sono, o César, o Evoy e o Rodrigo mergulharam para fazer uma faxina no casco do Firulete, para remover algas e cracas, e assim melhorar seu deslize na água.
Levantamos a grande, amarramos tudo no convés e na cabine.
Estamos prontos!
As 15:00 horas é dado o tiro para a largada do primeiro grupo e para adentrarmos na área de largada, já que estávamos no segundo grupo.
Tinhamos 15 minutos para o check-in, onde todos os barcos passavam junto do cais, com toda a tripulação no convés...
...e se apresentavam para a comissão de regata, pelo rádio vhf...
...e onde um público de curiosos e torcidas organizadas aplaudiam e apupavam, ao som a banda da Marinha.
Uma festa bonita, em que nos sentimos atletas profissionais.
...ao 1 minuto...
...e o tiro.
Embora seja uma competição de longo curso, os barcos disputam cada palmo. É muita adrenalina.
Largamos bem...
Largamos bem...
...e as velas são ajuntadas a cada momento, para tirar o maior proveito do vento.
Uma vez do lado de fora do canal, o rumo é de orça, e a tripulação precisa fazer bordo, para reduzir a adernada do barco.
Uma vez do lado de fora do canal, o rumo é de orça, e a tripulação precisa fazer bordo, para reduzir a adernada do barco.
Para melhorar a estanqueidade do barco, e evitar água no interior da cabine, vinda de respingos e até ondas que passam por sobre o convés, vedamos as gaiútas com fita tape.
O mar e vento vão num crescente, se não fosse regata já estaríamos reduzindo pano, mas queremos andar mais...
...e o leme pesa e exige mais atenção...
...o que nos obriga a revezar na tarefa da roda do leme...
...trocando a cada duas horas.
O mar e vento vão num crescente, se não fosse regata já estaríamos reduzindo pano, mas queremos andar mais...
...e o leme pesa e exige mais atenção...
...o que nos obriga a revezar na tarefa da roda do leme...
...trocando a cada duas horas.
Será um rodízio que atravessará a noite, e exige turnos de cama mesmo de dia.
O Firulete aí já começa a voar baixo, observem o bigode deixado no sotavento da proa...
...isto exige um jogo de pernas que mais parece estarmos dançando com o Firulete.
Ao amanhecer o vento dá uma pequena trégua, acho que para que possamos contemplar o astro rei.
Mas a noite foi "punk". A tripulação sentiu e temos dois mariados e um com forte trocicolo.
O Firulete aí já começa a voar baixo, observem o bigode deixado no sotavento da proa...
...isto exige um jogo de pernas que mais parece estarmos dançando com o Firulete.
Ao amanhecer o vento dá uma pequena trégua, acho que para que possamos contemplar o astro rei.
Mas a noite foi "punk". A tripulação sentiu e temos dois mariados e um com forte trocicolo.
Acompanhamos pelo rádio vhf e muitos são os barcos com enjôo, alguns até sérios, com desidratação profunda.
Houve também algumas quebras e desistências.
Mas seguimos adiante, agora já reduzindo um pouco de vela, para que a tripulação possa se refazer.
Aqui somos ultrapassados por um catamaran. São mais rápidos, mas correm o risco de capotagem, enquanto os monocascos, são auto adernáveis, portanto bem mais seguros.
E novamente o vento fica forte, fazendo muita espuma na nossa esteira...
Com 48 horas de navegação...
Mas seguimos adiante, agora já reduzindo um pouco de vela, para que a tripulação possa se refazer.
Aqui somos ultrapassados por um catamaran. São mais rápidos, mas correm o risco de capotagem, enquanto os monocascos, são auto adernáveis, portanto bem mais seguros.
E novamente o vento fica forte, fazendo muita espuma na nossa esteira...
Com 48 horas de navegação...
TERRA A VISTAAA!
Parece mentira que se chegue assim tão precisamente em um pedaço de terra no meio do oceano.
No fim da tarde entramos por sotavento em Fernando de Noronha.
No fim da tarde entramos por sotavento em Fernando de Noronha.
Agora é só cruzar a linha de chegada, que fica no meio da ilha (no mirante do Boldró).
Aí passamos já escuro.
Fizemos a identificação da chegada pelo rádio, e recebemos a confirmação do tempo real do percurso.
Para saber do resultado, só amanhã, pois o que conta são os tempos corrigidos, já que cada barco tem um índice de rendimento.
Seguimos para a área de ancoragem, definida por bóias pelo ICM-Bio, autarquia que cuida dos parque nacionais, para que as âncoras não danifiquem os corais.
Seguimos para a área de ancoragem, definida por bóias pelo ICM-Bio, autarquia que cuida dos parque nacionais, para que as âncoras não danifiquem os corais.
Ancoramos as 20:00 horas e capotamos em seguida, exaustos.
Acordamos neste cenário magnífico. Água muito limpa e a ilha exuberante, que nos espera.
Desculpem-nos pela demora desta postagem, mas em Noronha a internet não colaborou, de forma que já estamos em Natal, com 3 postagens reprezadas que aos poucos regularizaremos.
Desculpem-nos pela demora desta postagem, mas em Noronha a internet não colaborou, de forma que já estamos em Natal, com 3 postagens reprezadas que aos poucos regularizaremos.
Um abraço.
Norberto.
Zanibonis, se o tiuti foi a internet, a demora da postagem está perdoada. KKKKKKK. Puts, foi mta adrenalina este percurso de Recife a FN. Imagino o cansaço da tripulação. Aguardo o resultado da regata e as imagens esperadas deste paraíso. Bjão saudoso e curtam TUDO.
ResponderExcluirSandra Mara
A mãe já me mostrou algumas fotos de Noronha.. e disse que tu ainda não estava pronto para voltar.. Mas volta.. que aqui estamos morrendo de saudades! BJO
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